Nesse artigo selecionamos três dicas essenciais para você começar a desenvolver o marketing de relacionamento no seu negócio. Então não perca a oportunidade de conferir essas dicas selecionadas por um profissional de marketing.
Na última publicação por aqui falamos sobre a importância de construir marketing de relacionamento para aumentar a satisfação de clientes e fidelizá-los. Contamos também alguns segredos da RCN1 para deixarmos nossos clientes sempre satisfeitos. Então, se você perdeu o artigo dá uma olhadinha nesse link.
Já explicamos por aqui, mas vale falar de novo. O Marketing de Relacionamento nada mais é do que ações criadas para manter um relacionamentos saudável com o cliente e não deixar que ele esqueça da marca. Nos dias atuais é extremamente essencial, pois os clientes, além de voltarem a comprar com você, tornam-se divulgadores espontâneos da marca.
Dá uma olhadinha em um feedback de um cliente fiel meu:
Como usar Marketing de Relacionamento na sua empresa?
Sem mais delongas, separei três dicas simples e essenciais para que você consiga aplicar o marketing de relacionamento na sua empresa agora mesmo. Confira aí!
1- Crie ações que incentivam o retorno do cliente à empresa:
Exemplo de ações que incentivam o retorno do cliente à empresa são os programas de fidelidade. Nestes programas, a cada compra, o cliente ganha benefícios para voltar e comprar de novo, podem ser carimbos em um cartão em que após certo números de compras ganha algo gratuito, ou até mesmo descontos progressivos.
Outra ação desse tipo é oferecer um brinde na próxima visita. Algumas cadeias de restaurantes dão ao cliente, após uma visita, um código para responder a uma pesquisa online. Respondendo às perguntas, o cliente ganha um aperitivo grátis na próxima visita. Essa ação incentiva o retorno e, ainda, permite a coleta de importantes dados sobre os clientes.
2 – Seja consistente em sua ações:
O marketing de relacionamento, assim como todas as ações em um negócio, necessitam de consistência ao serem executadas. Não basta satisfazer o cliente no momento e, depois, esquecer que ele existe, é preciso ter pontos de contatos periódicos e recorrentes que fazem o cliente lembrar da marca.
As campanhas precisam ser frequentes e o contato precisa ser contínuo. Do contrário, taxa de fidelização será baixa e será necessário conquistar novos clientes (o que é mais trabalhoso e caro). Para isso, uma boa dica é estabelecer um cronograma, definindo os detalhes e prazos de cada ação. O cronograma permite planejar, visualizar e controlar o desenvolvimento do marketing de relacionamento ao longo de um período, que pode ser trimestral, semestral ou, até, anual.
3 – É necessário ouvir o que cliente tem a dizer:
Marketing de relacionamento não consiste apenas em falar com o cliente. Também é muito importante ouvi-lo, e, principalmente, fazer isso pelos canais certo. Quando as empresas não tem um canal de comunicação direto ou eles não funcionam de maneira efetiva, o cliente opta por expor suas insatisfações em meios públicos como redes sociais ou sites de reclamação, o que piora a imagem da empresa.
Os canais de ouvidoria precisa ser menos burocráticos e mais preparados para dialogar com o cliente, construídos realmente sendo pensados em sanar as dores dos clientes e não em justificar os erros. Para isso, é necessário que busque sempre trazer respostas rápidas e diretas, solucionando as necessidades apresentadas.
Porém, não espere que o cliente venha falar com você apenas quando tiver insatisfeito. Pergunte para ele e busque feedbacks constantes enquanto estiver oferecendo o serviço para corresponder às expectativas e assim que terminar o serviço se preocupe em coletar com o cliente o quanto ele lhe indicaria para um amigo.
A RockContent site especialista em Marketing de Conteúdo traz diversas dicas de como aplicar o marketing de relacionamento na sua empresa. Você pode se aprofundar mais nesse conteúdo e conferir todas mais dicas clicando aqui.
E aí? O que você achou deste artigo? Sua opinião é muito importante para nós, então entre em contato comigo e vamos pensar juntos qual a melhor estratégia para o seu negócio! Se você gostou, confira também nossas dicas de como alavancar seus negócios com ferramentas gratuitas do Google. Lá tem diversos cursos gratuitos, inclusive marketing.
COMENTARIOS RECENTES